\ 03 \

Rui Torres: Produção de Conhecimento em Hipermédia

Todo o meio é sempre uma reescrita de um suporte num meio já existente. Esta é uma das premissas de Rui Torres aplicada ao projecto PO.EX referido na conferência Produção de Conhecimento em Hipermédia.

Os poetas experimentais portugueses dos anos 60, ao se preocuparem com noções de dinâmica, movimento, tempo,… já antecipavam aquilo que o hipertexto veio permitir décadas mais tarde, e que no projecto PO.EX é evidenciado por uma nova geração de autores que a partir da poesia experimental de autores portugueses a transfiguram e reinterpretam através de um novo dispositivo comunicacional – o hipermédia.

A questão da interdisciplinaridade, já antecipada por esses poetas, é agora explorada de uma forma mais visível, através do trânsito entre trabalhos e entre os novos media, que possibilitam a releitura de convenções culturais já existentes.

A reinterpretação dos Poemas Encontrados, de António Aragão, possibilita a observação deste princípios aplicados a uma estrutura orientada para a inter-conexão e integração do conhecimento. Construído a partir de código Actionscript e das notícias actualizadas de jornais, em formato RSS, é criada uma estrutura não linear, que se constitui como um sistema aberto, onde a informação é sempre alterada a cada actualização.
A cada momento a informação flui, e o mesmo código tem efectivações diferentes, não sendo tangível. Assim, o texto dissolve-se na virtualidade electrónica, ao constituir-se de sobreposições de várias camadas.

A passagem destas composições para um outro meio, desafia a narrativa, onde o importante não é o início e o fim, mas sim as suas inter-relações.

Diana Gonçalves / Lúcia Antunes / Marisa Rodrigues